Alexandre Lino é ator, produtor e diretor. É Bacharel em Cinema pela UNESA, com especialização em Artes Cênicas. Foi ator, produtor e diretor de arte da Rede Record de Televisão entre 2007 e 2013. Atualmente é contratado da Rede Globo e está no seriado A CARA DO PAI. Em 2012, por sua atuação em Domésticas foi indicado ao Prêmio Ítalo Rossi na quarta edição da FITA. Foi um dos fundadores da Resistência Cia. de Theatro, atuou na Artesanal Cia de Teatro e integrou a Cia de Ópera popular. Há cinco anos fundou a Documental.Cia que estreia seu sétimo espetáculo esse ano.
É protagonista do documentário cênico O Pastor, que figurou no ranking das melhores peças da revista Veja Rio, recebeu a chancela O Globo Indica e foi indicado ao prêmio Botequim Cultural, na categoria melhor Ator, Texto, Direção e Espetáculo. Também esteve na lista dos Destaques do Teatro Carioca de 2013, do crítico Daniel Schenker. Em 2015, idealizou o projeto transmidiático (peça, livro e filme) e atuou em Nordestinos, com direção de Tuca Andrada. Ambas as montagens continuam sendo apresentadas em diversas cidades brasileiras e Festivais.
Dirigiu o documentário Lady Christiny, que ganhou diversos prêmios em festivais de cinema no Brasil e participou de festivais internacionais. Dirigiu também os curtas-metragens Ensaio Chopin, Amor puro e Simplesmente e o clipe musical Tempo do tempo. Seu primeiro longa documentário Saudades Eternas foi um dos representantes brasileiros no 7º Festival Internacional de Luanda. Realizou a mostra Cacá Diegues – Cineasta do Brasil, na Caixa Cultural Rio de Janeiro, em homenagem aos 50 anos de carreira do cineasta e que em 2017 acontece em São Paulo. É sócio fundador da Cineteatro Produções, uma das mais profícuas produtoras do Rio de Janeiro, e foi membro do Colegiado da APTR.
Em 2016 estreou seu primeiro solo, Lady Christiny, a partir de documentário homônimo. O espetáculo recebeu as melhores críticas e figurou no ranking das melhores peças da revista Veja Rio. Também estreou como diretor de teatro com a peça Volúpia da Cegueira nesse mesmo ano com grande repercussão. A peça mistura atores cegos e videntes e convida o espectador a mergulhar no universo da cegueira e da sexualidade. Encerrando o ano trouxe a cena o musical Chica da Silva que foi indicado a diversos prêmios e se destacou entre as produções mais comentadas do ano.
Criou o curso Artista Empreendedor, onde ministra aulas em universidades do Rio e oferece workshops pelo Brasil. Com este curso, inaugurou junto com Roberto Bomtempo e Bosco Brasil a Escola de Artes de Campos dos Goytacazes. O método será lançado em livro no segundo semestre de 2017.
cineteatroproducoes@gmail.com / (21) 3594-7955 / (21) 96435-3822 / Rua da Lapa 120 - Sala 205 - Centro - Cep: 20.021-180 - Rio de Janeiro -RJ
₢2015 todos os direitos reservados a Cine & Teatro Producoes LTDA - ME by Pequena Mari Produções